top of page

Lombalgia

Atualizado: 26 de set.

Uma hérnia de disco pode afetar diferentes regiões da coluna e apresentar sintomas distintos. Neste guia completo, explicamos os sintomas de alerta e as melhores opções de tratamento baseadas em evidências científicas. acho q essa parte não precisa


Onde elas aparecem com mais frequência

Na lombar, L4 L5 e L5 S1 aparecem com mais frequência. Isso explica por que os sinais irradiam para braços e mãos no pescoço, e para pernas e pés na lombar. tirar essa parte em negrito


Sintomas

Dor na região baixa das costas que desce pela nádega e perna, a famosa ciatalgia, com formigamento e possível perda de força no trajeto do nervo.


Sinais de alerta que pedem urgência

Alterações para urinar ou evacuar, anestesia em sela, fraqueza acentuada ou progressiva nas pernas podem indicar síndrome da cauda equina, quadro que precisa de avaliação imediata.


O que costuma ajudar na maioria dos casos


Começamos pelo menos invasivo, com plano ativo e progressivo.


  • Educação em dor e ajustes de rotina, manter-se ativo dentro do tolerável, sono e pausas ao longo do dia. Resultados a longo prazo tendem a se igualar aos da cirurgia, em muitos casos, quando a dor não vem com déficit neurológico importante.


  • Exercícios terapêuticos e condicionamento, fortalecimento do tronco, glúteos e cintura escapular, mobilidade de quadril e coluna, caminhadas ou bicicleta leve, com progressão semanal . Para dor cervical com irradiação, há suporte para exercícios e, em alguns casos, tração cervical intermitente. tirar essa parte, deixar só pra lombar.


  • Técnicas manuais, podem ajudar no controle de dor e na recuperação de movimento quando usadas como complemento do programa ativo.


Quando considerar cirurgia

Cirurgia entra no radar quando na lombar com ciatalgia, após seis a oito semanas sem melhora clínica é prática citada em diretrizes, sempre caso a caso.


Resumo rápido para o paciente


  • Lombar irradia para perna, níveis L4 L5 e L5 S1 mais comuns.

  • Geralmente melhora sem cirurgia em 6 a 12 semanas com plano bem aplicado.

  • Procure urgência se houver perda de força progressiva, alteração para urinar ou evacuar, anestesia em sela, desequilíbrio ao andar.



Sobre a Dra. Gabriela Bernardi

ree

Fisioterapeuta, especialista em coluna e hérnia de disco, com formação em Osteopatia (desde 2018). Atua integrando tratamento manual e Pilates clínico para aliviar dores, recuperar movimento e melhorar a qualidade de vida.



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page